Começa amanhã, em Ipameri-GO, cidade a 300 km de Brasília, a segunda edição do Festival Literário do Cerrado - FLIC. Vários autores são esperados, e haverá apresentações culturais, premiações e sorteios.
O coordenador do festival Marco Paiva, explica como foi criado o FLIC. "A gente tinha um grupo de leitura e aí tivemos esta idéia, de fazer um festival literário. Estamos no interior de Goiáis, longe das capitais, a gente não tinha notícia de algum festival literário na cidade, na região aí a gente resolveu fazer o nosso festival literário e o nome 'do Serrado' é porque estamos longe das capitais, de tudo. E assim surgiu o Flic", conta. O foco do evento é a literatura infantil e juvenil, juntamente com as escolas (fundamental I, II e médio). No ano passado 14 escolas do município participaram, levando cerca de 600 alunos e esse ano são esperados mais de 1000 alunos.
O festival começa nesta quinta-feira (17), às 9:00 horas. Para a abertura do festival, são esperados 10 autores e contadores de histórias, entre eles Paulo Pazz é contador de história, escritor, ator integrante da Cia Expressart. Também acontecerá a execução do hino de Ipameri cantado por crianças das escolas municipais. O coordenador disse ainda que mesmo sendo uma cidade pequena, ela possue brasão e bandeira.
Os shows e a cerimônia de abertura vão ser no clube do engenheiro, no mesmo local do ano anterior, nos dois dias 17 e 18 de setembro. Os alunos vão ao encontro dos autores, apenas os menores que teram a presença do contador nas escolas.
Confira o Cotidiano, um programa da Rádio Nacional de Brasília com apresentação de Luiza Inez Vilela.