O que fazer se seu nome foi negativado indevidamente? Para esclarecer essa dúvida o programa Cotidiano conversou com a advogada Gabriela Guerra. Durante a entrevista ela esclarece dúvidas e informa locais que podem ser consultados para saber se o nome está negativado ou não.
Ela comenta que no próprio site do Serasa e do SPC há como descobrir se o nome está negativado. No site do Serasa é pago e a pesquisa é válida por 30 dias, já no SPC o programa é gratuito. Gabriela Guerra diz ainda que existem casos em que o nome foi negativado por homônimo ou CPF parecido, mas a maioria das vezes é por má administração: "a pessoa precisa procurar a empresa para resolver o problema de forma amigável, mas também pode entrar com ação judicial e pedir danos morais e danos materiais", complementa.
A advogada também fala de casos onde a pessoa deve e que não foi por engano, nesses casis ela lembra que "que ninguém pode ter seu nome negativado sem aviso prévio. A pessoa tem o direito de receber uma carta e resolver o problema dez dias antes do seu nome ser negativado. Isso é lei", ressalta.
Saiba mais sobre o assunto nesta entrevista ao Cotidiano, com Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.
Aprenda a limpar o nome na praça