Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Primavera: nesta época é comum o surgimento de alergias nos olhos

Para explicar causa, sintomas e prevenção dos problemas oculares

Primavera é uma época em que é comum o surgimento de alergias nos olhos. Para falar do assunto, o Cotidiano entrevistou o oftalmologista Hilton Medeiros. Ele explica que as flores podem nos causar alergias, por causa da grande quantidade de pólen e fungos no ar.

 

Hilton Medeiros explica que o aumento da umidade junto com o pólen predispõem principalmente as pessoas alérgicas a crises de rinites e conjuntivites alérgicas: "pode surgir a conjuntivite primaveril, típica desta época, em função dos pólens e alégenos no ar faz com que a pessoa desenvolva uma reação na pálpebra superior que muitas vezes precisa de intervenção agressiva para melhorar o quadro do paciente", diz.

 

O oftalmologista esclarece que os sintomas das crise alérgicas nos olhos são: vermelhidão constante, irritação e coceira.

 

Ele alerta para não coçar os olhos, pois é a partir daí que surge uma alteração mecânica na córnea, chamada de seratocone, e isso é grave. Por isso, é comum o seratocone em pacientes alérgicos: "quando esfrega o olho se produz uma quebra da proteína colágena da córnea e ela se torna menos resistente e um pouco mais elástica, e isso facilita a deformação na córnea", comenta. O médico recomenda usar água corrente, para lavar os olhos suavemente sem esfregar, e assim melhorar a coceira.

 

Saiba mais sobre as alergias oculares nesta época das flores e a prevenção dos problemas alérgicos dos olhos, nesta entrevista ao Cotidiano, com Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.



Período de seca: olhos precisam de hidratação

Acidente de Trabalho: saiba como proteger os olhos

Criado em 27/10/2015 - 17:52 e atualizado em 27/10/2015 - 15:47