Você sabia que uma criança nasce com cerca de 40 graus de hipermetropia? O oftalmologista Hilton Medeiros explica que ao nascer a criança nasce com o olhinho muito pequeno, que é uma característica da hipermetropia.
Quando recém-nascido o bebê pode apresentar até 40 graus de hipermetropia, mas isso vai sendo corrigido ao longo do tempo. Segundo o médico, com seis meses, esse grau já reduz para 5 ou 6 graus de hipermetropia. E isso explica porque o bebê recém nascido não é capaz de enxergar.
O oftalmologista explica ainda que algumas crianças podem apresentar outros problemas, por isso é necessário que recebam os estímulos corretos para que possa crescer com uma visão normal.
O médico diz que a principal fonte de rastreamento da oftalmologia brasileira é a professora na escola, porque ela é capaz de observar se a criança está ou não enxergando no mesmo nível das outras. Mas recomenda que antes disso, nos primeiros dois anos, a criança seja examinada por um oftalmologista.
Ouça esta entrevista em que o médico explica também sobre o Teste do Olhinho, ao programa Cotidiano, com Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.