Dezembro Laranja é um alerta para o câncer de pele, uma campanha promovida por médicos dermatologistas. O alerta é sobre os cuidados com a ação nociva do sol que pode ser um dos principais fatores causadores da doença. Para falar sobre o assunto, o Cotidiano conversou o dermatologista Erasmo Tokarski.
O dematologista explica que existem três tipos de câncer de pele: o carcinoma basocelular, que é menos agressivo e praticamente não dá metástase. Existe também o carcinoma espinocelular, mais agressivo, que dá mais na região dos lábios,ao redor da boca e pode dar metástase. E o terceiro é o melanoma, que começa com uma pinta escura, que tem que ser feito o diagnóstico nos seis primeiros meses, visto que pode se espalhar, crescer e levar a morte.
O dermatologista conta que a causa do câncer de pele são várias, principalmente o sol: "se a pessoa é muito branca e tem olhos claros, e toma muito sol, a tendência para que ela venha desenvolver o câncer de pele é muito maior do que uma pessoa morena, porque o sol altera o DNA da célula, e depois começa a fazer o câncer, e outra pessoa que tem antecedentes na família, já existe uma predisposição", comenta.
Acompanhe esta entrevista sobre o câncer de pele, ao programa Cotidiano, com Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.
Confira como prevenir e tratar o câncer de pele
No calor intenso, cuidados com câncer de pele devem ser redobrados