O quadro É Assim Que Se Fala desta segunda- feira (25) trouxe dicas quanto ao uso correto da pontuação. Sobre o assunto, o programa ouviu a escritora e editora de dicas de Português em jornais do país, Dad Squarisi.
Ela diz ainda que muita gente escreve uma frase só 30 linhas, sem parágrafos. A professora explica que outro problema é a pontuação o emprego da vírgula: "põe vírgula onde não deve e não põe onde deve", comenta.
"A vírgula tem empregos muito claros, relacionados à sintaxe. Uma é que ela separa termos coordenados: João, Maria, Pedro e José foram ao cinema. Segunda regra, a vírgula separa termos explicativos, como por exemplo: Brasília, a capital do Brasil, fica no Planalto Central", esclarece. A editora diz que às vezes, o adjunto adverbial muda de lugar. Ela cita como exemplo a seguinte frase: "Eu comprei um sapato no shopping. Mudando o advérbio de posição, fica assim: No shopping, comprei um sapato", diz.
Ouça as dicas da professora Dad Squarisi no quadro É Assim Que Se Fala do Cotidiano, com Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.
Professora de português esclarece dúvidas de concordância nominal
Tarde Nacional debate a dificuldade na prova de Português do Enem