Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Hoje é o Dia Mundial do Câncer

Especialista dá um panorama do câncer no Brasil, dos avanços no

Hoje é o Dia Mundial do Câncer. Devido a data, o programa Cotidiano entrevistou o médico oncologista Fernando Maluf para ouvir um panorama do câncer no Brasil, dos avanços no diagnóstico, tratamento da doença e prevenção.

 

O médico diz que do ponto de vista social, existem dois Brasis: um que oferece um cuidado adequado para pessoas com câncer, a nível de rastreamento e tratamentos mais adequados, para pessoas ligadas aos convênios e a medicina privada. E o Brasil do SUS onde existe uma demora imensa para fazer diagnósticos, para dar início a tratamento. E muitas vezes os tratamentos não são completos por falta de remédios e tecnologia adequada.

 

Na avaliação de Fernando Maluf, para as pessoas que têm acesso a boa medicina o país anda em patamares de excelência. No entanto, para quem não tem acesso, elas começam a briga contra a doença com chances inferiores de terem seus casos resolvidos.

 

O médico relata ainda que os tipos de cânceres mais comuns no Brasil. No homem é o câncer de próstata, que atinge um em cada seis homens. Na mulher é o câncer de mama e o de colo do útero. A prevalência do de mama é nas regiões Sul e Sudeste, e o de colo nas regiões Norte e Nordeste.

 

Saiba mais sobre o câncer, os mais comuns, os evitáveis, as causas, a prevenção, os sintomas, cura, nesta entrevista ao Cotidiano, com Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 04/02/2016 - 17:58 e atualizado em 04/02/2016 - 15:56