Em entrevista ao programa Cotidiano desta quarta-feira (17), o médico otorrinolaringologista e professor das Faculdades de Medicina do ABC e do Centro Universitártio São Camilo, em São Paulo, Carlos Eduardo Rezende, explicou o que é a amigdalite, como prevenir e por que a doença ocorre principalmente na época de mudanças climáticas.
Carlos Eduardo Rezende explica que as amigdalas são estruturas linfoides que têm um caráter de defesa. São nas amigdalas onde são produzidos anticorpos que ajudam a proteger a entrada das vias respiratórias e das vias digestivas. Explica ainda que por ser uma região mais exposta devido a passagem de ar, ela fica mais suscetível a infecções, seja por bactérias ou vírus.
Quais os sintomas da amigdalite? O médico relata que os principais sintomas são inchaço na garganta, dificuldade para engolir, falta de apetite, febre, queda do estado geral do organismo e as vezes surge até um abcesso de puz que torna o tratamento mais complicado, muitas vezes, exigindo internação.
Lembra ainda que a amigdalite deve ser medicada pelo otorrino, porque ele é que sabe a causa e o tratamento correto.
Diante do quadro de repetidas inflamações muita gente gostaria de fazer uma cirurgia para a retirarada das amigdalas. Ele explica que as vezes o procedimento é o mais indicado, apesar de que atualmente está mais restrito por conta de medicamentos mais avançados que estimulam a resposta imunológica do paciente.
Acompanhe as informações médicas sobre a admigdalite, doença tão comum na infância principalamente, nesta entrevista ao Cotidiano, com Rejane Limaverde, na Rádio Nacional de Brasília.