Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Assoalho pélvico: o que é, quais as funções dele no corpo feminino

O principal sintoma de problema no assoalho pélvico é a perda urinária

Conheça os benefícios do fortalecimento do Assoalho pélvico. A fisioterapeuta, mestranda em Obstetrícia, Vanessa Marques, participou do Cotidiano desta sexta-feira, 26, para alertar as mulheres sobre o assunto.

 

O assoalho pélvico é um conjunto de músculos e ligamentos que fazem a sustentação dos órgãos pélvicos como bexiga, útero, reto, intestino e todo conteúdo que fica na pelve, parte baixa do abdômen. Quando há problema neste assoalho pélvico, que é como um tapete que segura todos os órgãos há citados, ou seja, se esse tapete vai perdendo a força e a capacidade de sustentação, esses órgãos vão caindo, e os sintomas são a incontinência urinária.

 

Uma das grandes razões deste assoalho pélvico perder sua função é a gestação, pelo peso que carrega, durante nove meses, também a idade é um fator de risco importante e a menopausa. Então é importante  a mulher conhecer seu assoalho pélvico para que não ocorra essa disfunção. O principal sintoma é a perda urinária, e muitas vezes a mulher pensa que é normal, mas qualquer perda do chichi já é um sinal de alerta. Então, ao identificar o problema, é necessário fortalecer essa musculatura por meio de exercícios localizados determinados pelo fisioterapeuta.

 

Saiba mais sobre o tratamento do assoalho pélvico, nesta entrevista com a fisioterapeuta especializada nesta área, ao programa Cotidiano, com apresentação de Rejane Limaverde, na Rádio Nacional Nacional de Brasília.



Criado em 26/02/2016 - 20:03 e atualizado em 26/02/2016 - 17:01