Como ocorre a labirintite? Quem são as pessoas mais afetadas com a doença? Sobre o assunto, o programa Cotidiano conversou com a otorrinolaringologista Larissa Vilela.
Segundo a médica,a labirintite é uma doença rara que acomete o labirinto que é um órgão da parte interna do ouvido, que está muito ligado ao equilíbrio do corpo. A labirintite é uma infecção que pode ser bacteriana ou viral do labirinto. Larissa Vilela esclarece que os principais sintomas da doença são tonturas, vômito, náuseas, perda de audição e zumbido, acompanhado de febre e sintomas de infecção do corpo.
Ela diz ainda que a labirintite não escolhe faixa etária: "mas se percebe que pacientes idosos e mulheres são mais suscetíveis à tontura de um modo geral".
Sobre o hábito de usar fone de ouvido, ela comenta que pode afetar muito o ouvido, e o som intenso e a exposição ao ruído podem lesar as células sensoriais de órgãos internos do ouvido que ficam em contato íntimo com o labirinto. A otorrinolaringologista explica que quando essas células são lesadas é uma lesão irreversível. Ela conta que fones sujos pode levar bactérias e infeccionar a pele do ouvido.
Acompanhe esta entrevista sobre as causas, sintomas, tratamento da labirintite e como prevenir a labirintite, ao programa Cotidiano, com Rejane Limaverde, na Rádio Nacional de Brasília.
Médico tira dúvidas sobre a labirintite
Labirintite: a doença tem tratamento e cura