A Proteste - Associação de Cosumidores publicou uma cartilha orientando como evitar transtornos no Carnaval. Os alertas e dicas são especialmente voltados para os foliões que vão brincar nas ruas.
Em entrevista ao Cotidiano, a supervisora Institucional da Proteste, Sônia Amaro, recomenda que os foliões usem o protetor solar, boné ou chapéu para proteção do rosto e da cabeça e sempre se hidratar, de preferência com líquidos como água e água de coco, porque as temperaturas são altas neste período do ano.
Ela recomenda ainda que a alimentação deve ser a mais leve possível, sem gordura, frituras, coisas cheias de corantes, justamente para evitar indigestão, indisposição estomacal ou outra coisa que possa prejudicar a folia. A dica é consumir frutas.
Alguns blocos de rua são organizados e, para estes a orientação para o consumidor é verificar se faz parte do preço a comida ou a bebida ou se será cobrado a parte. "Tudo para evitar que ele contrate algo que vai lhe causar problemas ou não vai atender a expectativa", afirma.
A cartilha pode ser acessada no site da Proteste.
Acompanhe esta entrevista que dá dicas até sobre o cuidado com as malas, para quem vai viajar, ao Cotidiano, com apresentação de Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.
Carnaval: bloco maranhense Bicho Terra visita o Mosaico
Carnaval: DF intensifica distribuição de preservativos contra as DSTs