Em entrevista ao programa Cotidiano desta segunda-feira (22), o médico oncologista Murilo Buso explica a importância da Psicologia nos cuidados com o paciente com câncer.
Para o médico, diferente de outras especialidades como na cardiologia, onde o especialista consegue resolver sozinho a maior parte das demandas de um paciente cardiopata, ou um obstetra que consegue cuidar da mãe grávida, no caso do tratamento de câncer, por conta da característica da doença, porque envolve vários aspectos da vida do paciente, é necessário uma equipe multidisciplinar.
O oncologista ressalta que para oferecer uma assistência de alta qualidade ao paciente, é preciso envolver uma série de outros profissionais, "porque você não trata a doença, e sim o paciente", avalia. Segundo o médico, para oferecer esse tratamento de excelência, é preciso envolver todas as vertentes do indivíduo e da família. "Então é essencial que se preocupe com os aspectos emocionais e comportamentais desse paciente e da família", avalia.
Acompanhe a entrevista ao Cotidiano, com Rejane Limaverde, na Rádio Nacional de Brasília.
Hoje é o Dia Mundial do Câncer
Diagnóstico e tratamento do câncer em debate no Tema Livre