Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

É assim que se fala: tire dúvidas sobre o uso de X ou CH

Quem tira as dúvidas dos ouvintes é a professora Dad Squarisi

O quadro É Assim Que se Fala desta segunda-feira (21) esclareceu dúvidas de português dos ouvintes da Rádio Nacional. Sobre o assunto, o programa conversou com a professora, colunista, escritora e autora de livros, Dad Squarisi.

 

O assunto dessa semana foi uma dúvida comum: o uso do X ou CH. A professora explica que tem uma regrinha básica: depois de EN vem sempre o X. Por exemplo: enxurrada, enxoval, enxofre, enxugar, enxaqueca. Mas existe uma regra superior a esta que diz o seguinte: a família fica acima de tudo. Então veja: se depois do EN tem uma família com CH, a palavra no derivado vai continuar com CH. Por exemplo: cheio, encher, enchente. Fica tudo com CH.

 

Agora, em relação à como se escrever corretamente a palavra: coxinha, ela explica que é grafada com x por causa da origem dela, que vem do latim e então mantém, porque nossa língua é herdada do latim, do grego e outras, ou seja, por causa da etimologia.

 

A professora explica ainda que outro problema sério em Português é a grafia de palavras com U ou L. "Por exemplo, cauda do piano e do cachorro é com U e a calda do doce é com L, para essas palavras não há regras. A ortografia é um exercício de fixação", diz Dad Squarisi.

 

Ouça as outras dicas da professora de Português nesta entrevista ao Cotidiano, com Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.



É Assim Que se Fala: confira as dicas da professora Dad Squarisi

Criado em 21/03/2016 - 20:45 e atualizado em 21/03/2016 - 17:41