As noites mal dormidas são um risco à saúde. O tema do Dia do Sono desse ano é “Uma boa noite de sono é um sonho acessível”.
O coordenador do Departamento de Medicina do Sono da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervicofacial,Edilson Zancanella, explica que o dormir é extremamente importante para ter qualidade de vida. O coordenador conta que o Dia Mundial do Sono serve para lembrar dessa importância.
Edilson Zancanella comenta que os estudos mostram que a quantidade necessária de horas de sono por noite é entre 7h e 9h.
Ele destaca que com a vida moderna e muitas atividades, o horário de dormir vai diminuindo na medida que assumimos mais responsabilidades no período da noite, mas a hora de acordar se mantém fixa.
O coordenador comenta que para ter um sono de qualidade o uso de equipamentos eletrônicos na hora de dormir é desaconselhado. Ele comenta que a forte luminosidade também atrapalha na produção de melatonina, hormônio que ajudar a pegar no sono.
"Nas crianças, principalmente nos recém-nascidos, o sono é de extrema importância no desenvolvimento de funções do organismo e influencia até o crescimento físico", esclarece.
O coordenador diz que o ronco pode ser o sintoma de uma apneia ou de outras doenças do sono mais graves, que também alteram a sua qualidade. Então, ele comenta que o acompanhamento médico e a monitoramento de uma noite de sono são o ideal para detectar se existem paradas respiratórias, por exemplo.
Edilson Zancanella lembra que as doenças do sono são diagnosticáveis e tratáveis.
Confira a entrevista clicando no player acima.
O Cotidiano vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, na Rádio Nacional AM Brasília.
Conheça os dez mandamentos para ter um bom sono
Conheça os riscos e tratamentos para a apneia do sono