Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Oftalmologista indica cuidados para evitar transplante de córnea

Pesquisa mostra que 47% dos brasileiros desconhecem uma terapia que

47% dos brasileiros desconhecem que terapias podem evitae cirurgia de transplante de córneas. É o que aponta pesquisa recentemente finalizada pelo oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leônio Queiroz Neto.

 

Em entrevista ao Cotidiano, Leônio Queiroz Neto diz que esse alerta é para os portadores de Ceratocone, a doença corneana que cursa com o aumento da miopia e do astigmatismo: "tem certa relação com as pessoas que coçam muito o olho e que têm casos na família", diz.

 

Dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos mostram que a indicação de transplante de córnea teve um crescimento de 12,5%, de janeiro a setembro de 2015.

 

Ele também comenta sobre outra pesquisa com portadores de ceratocone: "vimos que eles são desinformados quanto à novas terapias que existem para tratar o ceratocone,  47% desconheciam o crosslink que é uma terapia que tem mostrado resultados para postergar ou até mesmo adiar o transplante de córnea", esclarece. 

 

Saiba mais sobre o transplante de córnea, as indicações, o tratamento do ceratocone e as novas terapias, nesta entrevista ao Cotidiano, com apresentação de Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.



Conheça as vantagens do transplante seletivo de córnea

Campanha do INTO esclarece e incentiva a doação de córnea no Rio

Criado em 29/03/2016 - 20:35 e atualizado em 29/03/2016 - 17:35