No Dia Mundial da Água, comemorado hoje (22), uma pergunta paira no ar: como podemos contribuir para manter a qualidade da água?
Em entrevista ao Cotidiano, a assessora de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), Raquel Brostel, avalia que a sociedade tem cada vez mais compreendido a importância do uso correto da água. "Toda mídia está divulgando o quanto se pode contribuir, no ambiente doméstico, sobre como economizar a água na lavação de louças, pisos, banhos e o cidadão ter essa perspectiva sobre o recurso hídricos é muito importante", avalia.
Raquel Brostel diz que o Distrito Federal está numa área bem elevada, que se chama de cabeceira, numa área bem elevada e por isso possui recursos hídricos de pequeno porte. "Só conseguimos ter água por rmeio dos lagos. Daí a importância das acumulações de água, como a Bacia do Descoberto, o Lago de Santa Maria, Paranoá, e é importante que a população deve refletir sobre suas atividades, seus resíduos sólidos, porque tudo interfere na recarga do aquífero, na água de drenagem que escoa para o Paranoá", explica.
Saiba mais sobre a água no Distrito Federal nesta entrevista ao Cotidiano, com Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.
Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal celebra o mês das Águas
Como identificar vazamentos de água? Especialista dá dicas