A depressão atinge cerca de 10 milhões de pessoas no Brasil. Os dados são do IBGE e se referem ao ano de 2014. Em entrevista ao programa Cotidiano, a médica psiquiatra Helena Moura explica que a depressão é mais comum em mulheres, e que existe uma relação entre as oscilações hormonais e depressão.
A faixa etária mais afetada são mulheres entre 25 e 45 anos. A médica explica que as variações hormonais acontecem principalmente no período pré-menstrual, no período da gravidez e pós gravidez. Mas ressalta que não se deve colocar toda a culpa nos hormônios: "porque também esse é o período da vida em que a mulher tem muita cobrança em termos de família, trabalho e casa", comenta.
Segundo a médica, é fundamental buscar ajuda, além do cuidado da família. Ela diz que o tratamento melhora a qualidade de vida de quem faz o tratamento e das pessoas que estão em volta.
Acompanhe esta entrevista sobre oscilação hormonal e depressão em mulheres, as causas e como tratar, ao programa Cotidiano, com Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.
Depressão em idosos: conheça alguns sintomas
Prevenir parasitas intestinais pode evitar depressão