Nesta segunda- feira (20), o Cotidiano falou sobre o impacto da queda de temperatura e o clima mais seco na vida de crianças com asma. A pneumologista pediátrica, Luciana de Freitas Veloso Monte, convidada do Cotidiano, diz que nessa época do ano, os vírus acometem as vias aéreas superiores e as inferiores, provocando gripes, resfriados, faringites, laringites e pneumonia.
A pneumologista destaca que os pacientes alérgicos e asmáticos têm uma chance maior com o descontrole das doenças. Ela lembra que é essencial manter as crises sob controle, porque a asma é uma doença genética que sofre influência do ambiente: "por exemplo: poeira, mofo, tabagismo e o contato com os vírus", diz.
Luciana de Freitas Veloso Monte diz que o asmático pode ter uma vida normal, mas para isso é preciso controle da doença.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), a doença afeta cerca de 20 milhões de brasileiros. A pneumologista pediátrica informa ainda que 20% das pessoas no mundo tem asma.
Ouça as informações e dicas da médica sobre asma, e demais infecções respiratórias no player acima.
Asma: problema de saúde pública no mundo inteiro
Mudanças bruscas de temperatura provocam crises de asma