O Cotidianos desta terça (5) entrevistou o coordenador do Programa de Tabagismo no DF, o médico Celso Antonio Rodrigues da Silva. Ele fala sobre o Programa de Tabagismo, que investe na prevenção e na cura da dependência química da nicotina nas escolas, empresas e unidades de saúde.
O médico explica que nas escolas, o programa capacita os professores, principalmente, os do ensino fundamental, a respeito dos fatores de risco de câncer e tabagismo. "Os professores com esses conteúdo devem inserir dentro do plano pedagógico da escola. "O tema saúde é um tema transversal e multidisciplinar e deve ser trabalhado o ano inteiro e por todas as disciplinas", enfatiza.
Nas empresas, uma equipe é capacitada para implementar o programa por meio das semanas de prevenção de acidentes e também nas datas pontuais. Existem três datas específicas para se implementar o programa: Dia Mundial sem Tabaco (31 de maio), Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto) e Dia Nacional de Combate ao Câncer (27 de novembro).
Saiba mais sobre o Programa de Tabagismo no player acima