Acidentes trágicos como o que aconteceu com a equipe da Chapecoense, na madrugada desta terça-feira (29), podem desencadear o transtorno de estresse pós-traumático nas pessoas envolvidas diretamente com o ocorrido. É o que explica o médico psiquiatra Guilherme Figueiredo, em entrevista ao Cotidiano. "As pessoas mais ligadas à tragédia como a família das vítimas, jornalistas que estão noticiando os fatos e socorristas estão expostas a um fator estressor muito forte e estão sujeitas a desenvolver quadros psiquiátricos graves e incapacitantes". Segundo ele, esses quadros podem iniciar de forma imediata ou tardiamente, podendo aparecer meses depois do acidente.
De acordo com Figueiredo, os principais sintomas do transtorno de estresse pós- traumático são angústia, dor no peito, falta de ar, taquicardia, humor deprimido, irritação e ficar revivendo o fato como se tivesse acabado de acontecer. Ele orienta a buscar ajuda médica nos primeiros sintomas da doença.
Ouça a entrevista completa no player acima.
O Cotidiano vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 14h às 15h, na Rádio Nacional de Brasília – AM. A apresentação é de Luiza Inez Vilela.