Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pajé da Onça Pintada ressalta a cultura de Tabatinga com a volta do VIII Festisol

Uma das maiores manifestações culturais do Alto Solimões vai ser realizado entre os dias 22 e 25 de setembro de 2022.

Cultura Ativa

No AR em 16/09/2022 - 06:42

Para Jardel Costa, item pajé da Onça Pintada a cultura do município de Tabatinga é vista por muitos críticos como a diferenciada no Alto Solimões, diferentemente de Parintins, Fonte e Benjamim Constant que celebram o Boi Bumbá, o FESTISOL, Festival Internacional de Tribos do Alto Solimões tem como o tema central as Onças Preta e Pintada, uma manifestação cultural que ressalta principalmente os povos indígenas Tikuna e Omáguas.

Pela agremiação Folclórica Onça Pintada, Jardel Costa, item Pajé em entrevista à Rádio Nacional do Alto Solimões, no Cultura Ativa falou também da expectativa do retorno do evento.

Jardel informou que já faz mais de 30 anos que defende o item como pajé, desde o extinto festival folclórico dos Bumbás de Tabatinga.

O artista se emocionou ao lembrar do momento mais marcante em suas apresentações na arena, e disse que não importa qual das agremiações vença, e quem ganha com tudo isso é a população de Tabatinga.

O FESTISOL é o encontro dos povos onde ocorre o duelo das onças Preta e pinta. A onça preta defende as cores Azul e Branco que representa a etnia Ticuna, e a onça pintada vem nas cores vermelho e branco representando os indígenas Omáguas

O VIII FESTISOL acontece depois de dois anos parado por conta da pandemia da covid-19.

Uma das maiores manifestações culturais do Alto Solimões vai ser realizado entre os dias 22 e 25 de setembro de 2022.

Tags:  FESTISOL

Criado em 16/09/2022 - 06:42

Mais do programa