Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

No Dia do Frevo: um bate-papo com o maestro Spok

Instrumentista, compositor e arranjador da SpokFrevo Orquestra, ele é considerado uma referência da música instrumental no país e no mundo

É Tudo Brasil

No AR em 14/09/2022 - 16:06

É Tudo Brasil comemora o Dia Nacional do Frevo com entrevista com o maestro Spok, músico, compositor e arranjador da SpokFrevo Orquestra. Em bate-papo com a apresentadora Fátima de Mello, o maestro falou sobre a atuação da SpokFrevo Orquestra, referência da música instrumental brasileira, que há anos busca disseminar o frevo no país e no mundo.

Em 2012, o frevo ganhou o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. Celebrado em duas datas, 14 de setembro e 9 de fevereiro, o Dia do Frevo é uma homenagem ao principal marco cultural e artístico do estado de Pernambuco. O frevo é um ritmo musical e uma dança tradicional com origem em Pernambuco e que combina elementos da marcha, maxixe e movimentos da capoeira.

Maestro Spok nasceu no município de Igarassu, em Pernambuco e está a frente da SpokFrevo Orquestra há quase 20 anos. Com a orquestra, ele lançou três discos que trazem o frevo como obra-prima: "Passo de Anjo", "Ninho de Vespa" e "Frevo Sanfonado". Spok começou a tocar aos 13 anos, ingressou no Centro de Criatividade Musical do Recife, onde tocou ao lado de mestres do gênero como José Menezes, Guedes Peixoto, Nunes, Clóvis Pereira, Duda, entre outros. Ao longo da carreira, se apresentou com outros artistas renomados como Gilberto Gil, Maria Betânia, Lenine, Luiz Melodia, Maria Rita, Edu Lobo, Sivuca, Léo Gandelman, Lenine, Gal Costa, Edu Lobo, Ney Matogrosso, Vanessa da Mata, Geraldo Azevedo, Moraes Moreira, Zé Ramalho, dentre outros.

Como parte do projeto de resgate da história do frevo, o maestro mantém há quatro anos o Instituto Passo de Anjo, na Comunidade do Fosfato, no município de Abreu e Lima (PE). A organização sem fins lucrativos promove oficinas de música, dança, artes cênicas e canto para crianças e jovens da comunidade e ainda propõe a criação de uma orquestra infantil de frevo com "corpo" de dança.

Confira a entrevista no player acima. 

O programa É Tudo Brasil tem apresentação de Ana Pimenta, Alê Bastos e Marcelo Ferreira. A produção é de Denise Oliveira.

CD Spok Frevo Orquestra

Criado em 14/09/2022 - 16:20

Mais do programa