Nesse ano, pela primeira vez, os candidatos negros passaram a ser o maior grupo de postulantes a cargos eletivos no país desde que o TSE passou a coletar informações de raça, em 2014. Ao todo, 276 mil candidatos pretos ou pardos se registraram para concorrer no pleito, o equivalente a 49,9%.
As mulheres afro-brasileiras tiveram estreias significativas nas eleições de 2020, ganhando 14% dos assentos nas Câmaras Municipais em todo o país. Na eleição de 2016, as mulheres afro-brasileiras conquistaram apenas 3,9% das cadeiras de vereança.
A maioria do eleitorado é formada por mulheres, que representam 52,49% do total, somando 77.649.569. Os homens somam 70.228.457 eleitores, sendo 47,48% do total.
No Mistura Brasileira, Felipe Rangel conversou com Mayra Goulart, cientista política e professora da UFRJ e UFRRJ, sobre a participação das mulheres e negros nas Eleições 2020.
"Eu acho muito importante a gente pensar esses dois planos, representação descritiva e substantiva. Na descritiva, a importância das instituições, incentivos institucionais e políticas afirmativas. E no plano da representação substantiva discutir na sociedade esse passivo machista e passivo racista, para que isso mude molecularmente." - Mayra Goulart
Ouça a entrevista completa no player acima.