Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Polícia Federal realiza auditoria nas urnas eletrônicas

Pela primeira vez os testes foram filmados e transmitidos pela internet

Eleições 2020

No AR em 29/11/2020 - 14:18

Durante três dias os peritos da Polícia Federal tentaram invadir dois sistemas usados nas urnas eletrônicas para por a prova a segurança das votações, de acordo com o secretário de Tecnologia e Informação do TSE, Giuseppe Janino, os especialistas conseguiram ultrapassar as barreiras do sistema que funciona como uma cerca, para dificultar fraudes, mas não chegaram a invadir o sistema principal.

Para Janino, o teste foi bem sucedido. "Foi um grande sucesso no sentido de colocar efetivamente sistema, utilizar a contribuição desses períodos que tem alto grau de conhecimento e fortalecer efetivamente o sistema eleitoral, isso evidencia que o sistema está pronto para ser colocado em operação e está muito mais fortalecido", comemora. Para dar transparência, a Justiça Eleitoral colocou uma câmera ligada o tempo todo na sala em que ocorria o teste de segurança, dessa forma foi possível que o público em casa pudesse acompanhar o trabalho.

O presidente do TSE Ministro Luís Roberto Barroso destacou que a segurança do sistema da credibilidade e confiança mundial em relação à eleição eletrônica no Brasil. Segundo ele, a votação por meio da urna eletrônica, que já vigora no Brasil há mais de duas décadas, já passou por diversas auditorias nos últimos anos e jamais foi constatada qualquer fraude. "Tudo que é humano está sujeito a aperfeiçoamento, mas nunca se documentou nenhum tipo de fraude relevante que pudesse comprometer o resultado das eleições: quem vence na urna é quem foi legitimamente escolhido pela maioria", afirma o Ministro.

Saiba mais na reportagem de Victor Ribeiro:

Tags:  undefined

Criado em 29/11/2020 - 14:18

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa