Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça a história do imposto de renda desde o papel até chegar nas nuvens

Analista tributário do Sindireceita, Francisco Pinto de Souza, destaca a função importante que exerce sempre a figura do Leão da Receita

No AR em 11/04/2017 - 07:49

A primeira tentativa de se cobrar imposto sobre a renda no Brasil foi em 1864, ainda no Império, mas só começou mesmo em 1922, já na República Nova, com a finalidade de conseguir recursos para serem aplicados em transportes, saúde e educação.

Para contar um pouco desta longa história, o Em Conta convidou o analista tributário Francisco Pinto de Souza que lembra dos tempos em que a declaração era feita no papel, preenchida à mão, sem rabiscar, em duas cores, dependendo de simplificada ou completa.

Imposto de Renda: conheça a história desde o  papel até o chegar nas nuvens
Imposto de Renda: conheça a história desde o papel até o chegar nas nuvens (Graciela Farias / EBC)

 

Ouça ainda o especial produzido pela Receita Federal justamente sobre a história da declaração do imposto de renda, com destaque para o temido Leão da Receita que provocava a hoje chamada “malha fina” e aparecia nas salas das casas, nos comerciais da época.

O Em Conta– a Economia que você entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões.

A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz. Continue participando: emconta@ebc.com.br

Criado em 11/04/2017 - 07:49 - Episódio Em Conta: História do Imposto de Renda no Brasil