O assunto deste Em Conta é um fato que aconteceu nas últimas eleições para prefeito do Rio de Janeiro, em 2016, quando o professor e advogado Rodrigo Sobrosa Mezzomo teve recusada a sua inscrição, por não estar ligado a nenhum partido político. Ele recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e agora o caso começa a ser discutido no Supremo Tribunal Federal (STF), com o ministro Luís Roberto Barroso como relator.
O advogado também acaba de apresentar denúncia na Comissão Interamericana de Direitos Humanos. “O Brasil é signatário de acordo internacional que permite candidatura independente”, garante Mezzomo, que completa: “Quebrando este monopólio que impede candidatura independente, o partido político vai precisar melhorar as suas condutas para reter os militantes.”
Ouça íntegra do programa no player acima.
Acompanhe o Em Conta no Facebook https://www.facebook.com/nacionaldebrasiliaam/videos/1965646350371785/
Outro assunto deste Em Conta é a afirmação do ministro das Minas e Energia, Fernando Coelho, no programa Roda Viva, da TVE, nesta segunda-feira (2), de que a privatização da Petrobrás pode ser “um caminho”. E o repórter Lucas Pordeus Leon informa sobre as diferenças entre Câmara e Senado na votação da reforma política.
O Em Conta– a economia que você entende - vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 13h (horário de Brasília) nas Rádio Nacional da Amazônia. Produção: Cleide de Oliveira. Edição e apresentação: Eduardo Mamcasz.
Participe através do nosso e-mail: emconta@ebc.com.br