Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Entenda o aumento da taxa Selic

A Selic serve de referência para outras taxas de juros como o cartão

A Selic, taxa básica de juros, é decidida a cada 45 dias pelo Comitê de Política Monetária – Copom. Ela serve de referência para outras taxas de juros como o cartão de crédito, cheque especial e poupança. Quando a Selic aumenta a tendência é que o crédito fique mais caro, diminuindo assim o estimulo ao consumo.

 

Usada como instrumento para controlar a inflação, os rejustes da Selic feitos pelo Copom dividem opiniões sobre economia. De um lado, os que defendem o controle da inflação através do aumento da Selic. Do outro, os que defendem a retomada do crescimento, com garantia dos empregos, e que por isso são a favor de juros básicos menores.

 

Na última quarta-feira (29), por 5 votos a 3, o Copom decidiu pelo aumento da taxa básica de juros, por causa da inflação oficial acima do teto.

 

Nesta edição  do Em Conta você  fica sabendo as reações contrárias ao aumento da taxa Selic, tanto da parte dos trabalhadores quanto da classe patronal. E entende a preocupação do Banco Central por conta dos efeitos dos aumentos, principalmente da gasolina e da conta de luz, em cima da taxa de inflação. Ainda nesta edição, você fica sabendo do adiamento das regras de controle das ONGs, ou Terceiro Setor, que deveriam entrar em vigor neste final de outubro e ficam parea junho de 2015.

 

No Trocando em Miúdo, o destaque é justamente a ligação que existe entre a Selic e os juros finais pagos pelo cidadão na hora do empréstimo no banco.

 

O Em Conta– a Economia que você entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 09h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões. A apresentação é de Eduardo Mamcasz.. Continue participando: emconta@ebc.com.br

 

Confira o quadro explicativo sobre a Selic produzido pela Agência Brasil

 

 



Criado em 31/10/2014 - 09:09 e atualizado em 31/10/2014 - 11:42