Nesta edição do Em Conta, você fica sabendo também que, pelos dados da ONU, mais de 120 países, sendo 65 desenvolvidos, estão cortando gastos públicos, voltados para o social, em nome do desempenho fiscal.
O relatório da ONU, feito pela FAO, da alimentação, e pela OIT, do trabalho, destaca a opção do social escolhida pelo Brasil, como o programa Bolsa Família, o que permitiu a redução, nos últimos vinte anos, em 50% do número de pessoas que passam fome.
O Em Conta também destaca o Atlas de Desenvolvimento Humano, divulgado nesta terça-feira (21), que aponta uma menor diferença entre as regiões Norte-Sul e Sudeste-Nordeste, com destaque para Manaus, que reduziu a diferença para São Paulo, em dez anos, de 22,1 para 10,3%.
No Trocando em Miúdo, o destaque é justamente a nova metodologia de definir o que antes era classificado como pobre, de um lado, e extremo do outro. O Brasil está estudando a possibilidade de também passar a usar este método.
O Em Conta– a Economia que você entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 09h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões. A apresentação é de Eduardo Mamcasz. Continue participando: emconta@ebc.com.br
Ouça outras edições do Em Conta