No Em Conta de hoje (24), você fica sabendo que o cumprimento da jornada de trabalho é praticamente o único ponto que está valendo da conhecida PEC da Doméstica, aprovada em 2013, e que tem a maioria dos itens dependendo de regulamentação que está subordinada à votações que continuam em andamento no Congresso Nacional.
Ouça também:
Lei das Domésticas ainda requer regulamentação de alguns benefícios
Regulamentação da lei das Domésticas é tema de debate no Revista Brasil
A advogada Clarisse Dinelli, na Entrevista de Valor, comenta todos os aspectos ligados à jornada de trabalho da empregada doméstica. Não só o limite máximo de horas trabalhadas mas, principalmente, o horário de descanso, chamado intrajornada, mais as horas extras, com adicional noturno, se for o caso, ou dia trabalhado em domingos ou feriados.
“Por isso que a folha de ponto é importante, para que no fim do mês as duas partes saibam, com certeza, quantas horas extras precisam ser pagas ou compensadas”, completa a advogada.
No Trocando em Miúdo, a prosa é sobre o nível de emprego, que é muito menor se a conta pegar somente as mulheres negras, dos 18 aos 25 anos.
O Em Conta– A Economia Que Você Entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40, na Rádio Nacional da Amazônia, e de 10h40, na Rádio Nacional do Alto Solimões.
A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.
Continue participando: emconta@ebc.com.br
Enquanto o Em Conta não chega, escute a Entrevista de Valor, que trata da jornada de trabalho da doméstica.