Na Entrevista de Valor do Em Conta desta quarta-feira (15) você fica sabendo como recusar o corte no uso da internet, nos celulares, quando o valor da franquia terminar e o consumidor não renovar, através de pagamento, pelo uso do serviço.
As operadoras estão mandando aviso informando que : “ao consumir a franquia da internet diária, a navegação será interrompida até a renovação ou contratação de um pacote adicional.”
A coordenadora institucional do ProTeste, Maria Inês Dolci, explica na entrevista, que você pode ouvir aqui, que o consumidor é o grande prejudicado e deve procurar por seus direitos porque esta ação das operações de telefonia pode ser considerada ilegal.
Maria Inês Dolci lembra também que as operadoras, enquanto isso, dificilmente fornecem para o consumidor de internet o que elas prometem em contrato. Para reverter a situação, a coordenadora orienta que é importante que o consumidor possa demonstrar que ele está pagando mais e recebendo menos. Para isso, existem medidores da entrega do sinal da internet, entre eles o Teste Minha Internet, da Proteste. De acordo com Dolci, prévia feita pela entidade demonstra que 56% das medições estão abaixo da velocidade contratada.
Ouça outras edições do Em Conta
No Trocando em Miúdo, a prosa é sobre a discussão em torno dos destaques em cima do projeto de lei da terceirização que está sendo discutido na Câmara dos Deputados e causa dos protestos contra que estão sendo realizados hoje em várias capitais. A prosa de hoje, em cima de 50 casos que pararam na Justiça, reunidos em livro pelo Ministério Público do Trabalho, fala dos desrespeitos ocorridos em empresas estatais.
O Em Conta– a Economia que você entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões.
A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz. Continue participando: emconta@ebc.com.br