Reunindo 2.200 mulheres do setor de contabilidade de todo o Brasil, em Foz do Iguaçu, Paraná, entre os dias 12 e 15 de agosto, o Encontro Nacional da Mulher Contabilista vai discutir a participação feminina na importante área de Ciências Contábeis, principalmente neste “momento de crise econômica e moral pelo qual o País passa”, diz Lucelia Lecheta, convidada da Entrevista de Valor no Em Conta desta segunda-feira (10).
Com 8 dos 27 estados tendo mulher como presidente do Conselho Regional de Contabilidade, a presidente do conselho do Paraná garante que este número está aumentando porque as mulheres são maioria nas Faculdades de Ciências Contábeis, e formam 48% do total das contabilistas registradas em todo o Brasil, embora na região Norte este número aumente. E ela diz o motivo:
“A mulher, na função de contabilista, ela é mais cuidadosa, exige muito, e ainda sabe dividir as tarefas de forma igualitária.”
Para quem estiver interessado em mais detalhes no assunto pode acessar o site: http://www.encontromulher.com.br
A presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, Lucelia Lecheta, que na empresa dela só emprega mulheres, faz questão, na entrevista, de fazer o que ela chama de “mea culpa”:
“A mulher, para assumir cargos de liderança e chefia, precisa abrir mão de algumas coisas e, às vezes, a mulher quer o cargo mas não quer abrir mão de nenhuma outra questão. Não adianta. Tem que saber dividir o seu tempo.”
Já o Trocando em Miúdo de hoje é sobre a parte da pesquisa do Centro Internacional de Longevidade – Brasil que constata a chamada “feminização do envelhecimento” e explica as causas de a cada dia haver mais mulheres entre os idosos brasileiros. Para ouvir apenas o Trocando em Miúdo, clique aqui.
O Em Conta – a Economia que você entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões.
A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz. Continue participando: emconta@ebc.com.br