Cartas estão sendo mandadas a aposentados de todo o Brasil por uma quadrilha especializada em dar golpes. A correspondência trata de uma pretensa facilidade em receber na Justiça por correções de planos passados nas aposentadorias.
A produção do Em Conta recebeu uma dessas cartas, com detalhes surpreendentes, como o selo e o carimbo de um cartório de Santos, São Paulo. Telefonamos para o número indicado, e fomos informados, em caráter pessoal, que era preciso mandar uma procuração, com os dados da conta bancária e efetuar o pagamento de 10% da anunciada correção. A mesma carta foi mandada a pessoas de várias partes do Brasil, segundo rápido levantamento feito na rede social.
Por isso, para servir de alerta a mais este golpe contra os aposentados, o convidado do Em Conta desta sexta-feira (14), na Entrevista de Valor, é o delegado titular da Polícia Civil do Distrito Federal, Moises Martins, que acompanha muitos casos parecidos.
Primeiro conselho dele é que se faça o registro na delegacia mais próxima, mesmo que a pessoa não tenha caído no golpe. Isto vai servir para reunir o maior número de casos, facilitando o alcance da quadrilha, com o bloqueio dos bens e até dos depósitos que por acaso tenham feito em bancos. Sobre o uso de CPF e endereço das possíveis vítimas, ele reconhece que, infelizmente, isto é mais fácil do que se imagina.
Ouça na entrevista, no player acima, e confira outras orientações do delegado Moises Martins, entre elas, a principal: de que a pessoa que cai num golpe, na maior parte das vezes, faz isto porque vislumbra alguma possibilidade de ganhar dinheiro facilmente. Por isso, ele adverte:
“O contribuinte, a vítima, sempre tem que pensar. Não existe almoço grátis, ou seja, não existe dinheiro fácil. Por isso que este crime de estelionato sempre sobrevive por causa da ganância por parte da vítima.”
Ouça também: Advogado comenta as mudanças das regras da aposentadoria
Para ouvir somente o Trocando em Miúdo, sobre o mesmo assunto, na Radiogência Nacional, clique a seguir:
O Em Conta– a Economia que você entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões. A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz. Continue participando: emconta@ebc.com.br
Em Conta alerta contra violência a idosos no Brasil