Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça os deveres de bancos e consumidores durante a greve dos bancários

As instituições bancárias devem garantir pagamento de contas-salário,

O Em Conta desta quinta-feira (7) se concentra na inquietação demonstrada por uma série de ouvintes que estão preocupados com diversas situações que podem acontecer, ou já estão acontecendo, durante este greve nacional, por tempo indeterminado, dos bancários.

 

Depois de 40 dias de negociações entre os representantes de bancários, de 20 estados e do Distrito Federal, com a Federação Nacional dos Bancos (Fenabran), a greve acabou sendo decretada por motivos de falta de acordo no reajuste anual do salário, além de outros itens no trabalho.

 

Com auxílio do Trocando em Miúdo, da equipe da TV Brasil (Repórter Brasil), da Agência Brasil, e da repórter Joana Moscatelli, além das recomendações dadas pelos Procons, Institutos e Proteste - Associação de Consumidores, o Em Conta então tira as principais dúvidas sobre os desdobramentos desta greve.

 

Mesmo com a greve dos bancários, os bancos têm a responsabilidade de garantir o pagamento, por exemplo, daqueles salários e aposentadorias que são retiradas de uma vez só, uma vez por mês, por serem contas-salário e, por isso, essenciais para garantir itens como a alimentação.

 

Outra obrigatoriedade dos bancos, durante a greve, diz respeito a cobranças que estavam agendadas e que, por qualquer motivo, agora o banco não faça o pagamento previsto. Mesma coisa se o pagamento só for possível de ser feito através de um único banco, sem alternativas.

 

Já os consumidores, têm o dever de procurar um jeito de pagar as contas que estão vencendo, para escapar das multas e possíveis cortes de serviços. Para tanto, terão que usar alternativas como o caixa eletrônico, internet, serviços por celular e telefone ou ir às casas lotéricas e postos dos Correios, que trabalham como correspondentes bancários.

 

Existem ainda outros problemas que podem acontecer nesta greve dos bancários. Por exemplo, no caso de pagamento de contas de serviços públicos como água, luz e telefone, as concessionárias devem facilitar o pagamento se o consumidor não tiver outro meio de assim o fazer.

 

Mesma coisa para as contas de condomínio, quando os síndicos ou empresas que cuidam do prédio ou condomínio têm a obrigação de receber as contas diretamente das pessoas, sem passar pelos bancos, se não houver outra forma do pagamento ser feito.

 

Mudando de assunto, o Trocando em Miúdo de hoje fala de uma situação que não tem nada a ver com a greve dos bancários, mas com a crise na economia. É a queda na contratação de empregos temporários com relação às festas de Natal e final de ano. Para ouvir, clique aqui no site da Radioagência Nacional.

 

O Em Conta– a Economia que você entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões.

 

A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz. Continue participando: emconta@ebc.com.br

 

Atenção! A equipe do Em Conta sai de férias nesta quinta-feira (7) e estará de volta, ao vivo, no próximo dia 27 de outubro. Mas, enquanto isto, deixou preparado uma série de programas especiais. Haverá duas radionovelas. Uma sobre os efeitos do desmatamento numa cidade. A outra sobre os direitos do dia-a-dia de todo cidadão. Mas uma entrevista reprisada, entre as que forma mais acessadas nos últimos meses. A equipe agradece a companhia. Até a volta.



Criado em 07/10/2015 - 14:23 e atualizado em 07/10/2015 - 10:23