Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dia Mundial da Poupança é comemorado neste sábado (31)

No Brasil, a caderneta de poupança foi criada por Dom Pedro II, em

Comemorado neste sábado (31), o Dia Mundial da Poupança leva o Em Conta a conversar, na Entrevista de Valor, com o presidente do Sicredi, Celso Figueira. É uma instituição financeira que controla o Banco Cooperativo, com mais de três milhões de associados, e que administra a página na internet chamada “Poupar Pra Chegar Lá”. Para acessar, clique aqui.

 

A caderneta de poupança é o mais antigo instrumento financeiro existente no Brasil, criado por Dom Pedro II, e que sempre teve a confiança da população. O entrevistado lembrou que, na verdade, os primeiros a usarem a caderneta foram os escravos, que, com isso, conseguiam, mais tarde, comprar a alforria ou liberdade. Ele também contou que antigamente, no Brasil, existia o costume do padrinho dar de presente para o afilhado, no nascimento dele, uma caderneta de poupança com um depósito inicial.

 

Ouça também:

 

Brasileiro está deixando mais dinheiro na poupança

 

O presidente do Sicredi ressaltou, ainda, que a caderneta continua sendo o investimento mais seguro, embora nem sempre o mais rendoso, uma vez que é garantido pelo governo, mesmo que o banco quebre, independente do valor depositado. Além disso, os rendimentos obtidos não pagam o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e nem o Imposto de Renda. Por isso, diz-se que é subsidiada pelo governo.

 

Em troca da garantia na caderneta de poupança, o entrevistado destacou que os recursos sempre foram usados, entre outras coisas, para a construção de casa própria, em programas sociais do governo e, principalmente, no financiamento da nossa agricultura.  Fora disso, parte dos recursos  podem ser usados em negócios regionais, onde foram depositados.

 

Para ouvir toda a entrevista, clique no player acima ou salve para ouvir, ou usar, quando quiser.

 

Para saber mais sobre o assunto, escute também o Trocando em Miúdo na nossa Radioagência Nacional, clicando aqui.

 

O Em Conta – A Economia Que Você Entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40, na Rádio Nacional da Amazônia, e de 10h40, na Rádio Nacional do Alto Solimões.

 

A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.

 

Continue participando: emconta@ebc.com.br

 

Para críticas ou elogios, mande uma mensagem para ouvidoria@ebc.com.br.



Criado em 30/10/2015 - 13:01 e atualizado em 30/10/2015 - 13:19