Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Emprego temporário: 9 em cada 10 empresários não vão contratar no fim de ano

Segundo pesquisa feita pelo SPC-Brasil, a baixa intenção de contratar

Por causa dos resultados negativos da pesquisa nacional com relação à contratação de empregos temporários neste ano, o Em Conta desta terça-feira (3) tem como convidada, na Entrevista de Valor, a economista-chefe do Serviço de Proteção ao Crédito, Marcela Kawauti. O SPC-Brasil   ouviu 605 empresários e gestores responsáveis pela contratação de mão de obra de empresas do comércio varejista, localizadas nas capitais e, também, em várias cidades do interior do país.

 

Entre as causas apontadas para a não-contratação de mão de obra temporária nas festas deste fim de ano, os empresários do comércio varejista apontam o pessimismo (44% dizem que as vendas deste ano serão piores do que as do ano passado). Isto está sendo provocado, segundo os varejistas, pelo aumento do desemprego, que leva à queda do poder de compra, sem contar a inflação alta e a quantidade de pessoas superendividadas e inadimplentes.

 

Ouça também:

 

Vale a pena aceitar um trabalho temporário?

 

Na entrevista, que pode ser ouvida no player acima, a economista-chefe do SPC-Brasil, Marcela Kawauti, lembra que o mais grave é que os empresários ouvidos na pesquisa declaram que não pretendem investir em suas lojas e muito menos fazer novas contratações, sem contar os que já estão tendo que demitir. Por isso, pelos dados conferidos na pesquisa, ela diz que teremos, sim, um “Natal mais magrinho”, exigindo então, de todos nós, mais criatividade na hora da festa.

 

O Em Conta também mostra a reportagem de Marcela Lopes, do Radiojornalismo da EBC, em que aponta as 657 mil vagas de trabalho que foram fechadas desde o começo do ano, de acordo com os últimos dados do Caged.

 

O Trocando em Miúdo de hoje, que também faz parte do Em Conta, já pode ser ouvido na nossa Radioagência Nacional, fala da complicação encontrada por quem precisa preencher o cadastro no chamado Simples Doméstico e, com isso, pagar os tributos, até esta sexta-feira (6). Para ouvir, clique aqui.

 

O Em Conta – A Economia Que Você Entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40, na Rádio Nacional da Amazônia, e de 10h40, na Rádio Nacional do Alto Solimões.

 

A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.

 

Continue participando: emconta@ebc.com.br



Criado em 03/11/2015 - 11:39 e atualizado em 04/11/2015 - 10:38