Primeiro, a informação: o governo adiou mesmo o prazo para o primeiro pagamento do Super Simples Doméstica, o novo sistema de pagamento dos diversos tributos, da patroa e da empregada, em boleto único. A medida está publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (5) e foi tomada depois que o sistema não conseguiu mesmo atender a todos os contribuintes. Ouça esta informação completa na nossa Radioagência Nacional, clicando aqui.
Por causa deste adiamento, o Em Conta continua tirando as dúvidas dos ouvintes que mandaram e-mail para o nosso emconta@ebc.com.br, com os mais variados problemas que ocorrem na hora do cadastro. Hoje, a convidada para esclarecer as situações apresentadas é a representante do Conselho Federal de Contabilidade, a contadora Sandra Maria Batista.
Leia também:
Saiba como cadastrar o trabalhador doméstico no eSocial
Tem muita gente que ainda não entendeu como é dividido o total de 28% do salário que vem no boleto para pagar. É o caso presente nos e-mails mandados pelas ouvintes Rosana Moreira, Lúcia Silgueiro, Gilson Belarmino e Adriana Fernandes. Outra dúvida é no caso da patroa com mais de uma empregada e que recebe um só boleto, tudo junto, para pagar. É o caso das ouvintes Rachel Aust e Suely Serafim.
Uma outra questão levantada pelos ouvintes, esta mais difícil, é sobre o pagamento somente da parte da patroa, o que dá 20% do salário, mesmo quando a doméstica está de licença pelo INSS. Esta dúvida, por exemplo, foi mandada pelos ouvintes José Carlos Manso e Cármen Cavalcanti. Entre os tantos e-mails enviados, ainda têm situações diferentes. Por exemplo:
1 - O ouvinte Jairo Araújo tem uma mãe de 91 anos de idade, que nunca votou e nem declarou Imposto de Renda, além de analfabeta, segundo ele. Sobre isso, ele pergunta: como ela faz para se cadastrar?
2 – Já o ouvinte Hilario Torquato diz que é dependente da esposa, no Imposto de Renda, mas foi ele quem assinou a carteira da empregada doméstica. Ele pergunta: como faço para me cadastrar?
Interessado nas respostas da especialista Sandra Maria Batista para estas e outras questões? Clique no player acima, escute ou baixe para ouvir a qualquer hora.
Enquanto isto, o Trocando em Miúdo fala das formas de assédio que são usadas na publicidade para aumentar as vendas e que podem vir a ser proibidas nas mudanças do Código de Defesa do Consumidor. Para ouvir, acesse a nossa Radioagência Nacional, clicando aqui.
O Em Conta – A Economia Que Você Entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40, na Rádio Nacional da Amazônia, e de 10h40, na Rádio Nacional do Alto Solimões.
A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.
A equipe agradece as dezenas de e-mail mandados pelos ouvintes.
Continue participando: emconta@ebc.com.br