Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Consumidor vai gastar menos em presente neste Natal, afirma SPC

O gasto médio por presente vai cair 22%, confirma pesquisa

Natal chegando com as compras mais fracas, neste ano, por causa da crise na economia, então o Em Conta de hoje (10) acompanha a escolha dos presentes, de preferência de roupas e calçados e em primeiro lugar para os filhos queridos.

 

Por isso, a convidada da Entrevista de Valor é a economista-chefe do Serviço de Proteção ao Crédito, Marcela Kawati, que comenta alguns dos resultados obtidos pela pesquisa, feita a pedido da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas.

 

O detalhe principal é que 93% dos ouvidos admitem que vão dar algum tipo de presente, por conta do sentido emocional que o Natal representa para a família, confirma a economista:

 

“É um costume, um ritual que acaba sendo aproveitado pelo brasileiro. Mas, por causa da crise, o brasileiro vai acabar gastando um pouquinho menos."

 

Outro destaque da mesma pesquisa, em cima da compra de presentes, neste Natal em época de crise econômica, é que muita gente está pagando as compras em dinheiro vivo, e bem poucos na prestação ou mesmo cartão.

 

Pela pesquisa, 42% dos ouvidos garantem que vão pagar em dinheiro vivo. Se for nas classes C, D e E, aumenta para 47% o pessoal que diz que vai pagar o presente só ser for em dinheiro.

 

Segundo a economista Marcela Kawauti, este comportamento do consumidor, neste Natal, de acordo com a pesquisa, tem a ver mesmo com a economia:

 

"Eles dizem que não só o presente está mais caro por conta da inflação, mas também por conta do cenário econômico que está mais difícil e por conta da alta do dólar."

 

Finalmente, o pessoal que está esperando presente, neste Natal, para não ter surpresa, espere pelo seguinte, segundo a pesquisa: roupa é o item que vai ser presenteado, 67,5% dizem isso. Primeiro lugar, para os filhos, 47% dos ouvidos garantem. Sempre levando em conta o preço. 82% dizem que vão procurar sempre o menor preço.

 

Para ouvir a entrevista por inteiro clique no player acima.

 

E para escutar o Trocando em Miúdo, sobre o mesmo assunto, clique aqui.

 

O Em Conta– a Economia que você entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões.

 

A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.

 

Continue participando: emconta@ebc.com.br



Criado em 10/12/2015 - 13:45 e atualizado em 10/12/2015 - 13:30