O convidado na Entrevista de Valor do Em Conta desta quinta-feira (3), Marco Gorini, sócio-diretor da Din4mo, conversa sobre as possibilidades que um desempregado, em tempo de crise econômico, para fazer com que o “copo vazio” de hoje possa se tornar “copo cheio” amanhã.
“Os analistas apontam, e a gente acompanha, que o ano que vem continuará difícil, do ponto de vista de emprego, e a tendência é que a gente tenha pelo menos mais um ano de dificuldades. Este é o lado vazio do copo, como se diz.”
Então, para saber o outro lado, do copo cheio, escute a entrevista no player acima.
O especialista em modelagem de negócios, há mais de vinte anos, e também em desenvolvimento de negócios sociais, Marco Gorini, aconselha que três passos essenciais precisam ser bem-dados pela pessoa que fica desempregada, não consegue outro trabalho e resolve partir para um negócio próprio, virar empreendedor:
1 – Que não seja uma decisão por impulso, de desespero, porque o primeiro passo é pensar muito e analisar as possibilidades que existam a seu redor.
2 – Antes de partir para o negócio próprio, tem que dialogar muito, conversar com todo mundo, conhecer tanto os aspectos positivos quanto os negativos.
3 – Finalmente, quando partir para a ação, tem que saber lidar com o aspecto financeiro, conseguindo dinheiro seja no crowdfunding ou de amigos e parentes.
Já o Trocando em Miúdo de hoje (3) fala de como aproveitar melhor possível o dinheiro extra do décimo-terceiro tendo em vistas as contas a pagar no começo do ano que está chegando. Ouça aqui
O Em Conta– a Economia que você entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões.
A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.
Continue participando: emconta@ebc.com.br