Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mundo tem 197,1 milhões de desempregados, alerta OIT

Enquanto isso, no Brasil, um milhão e meio de vagas de emprego foram

O Em Conta desta sexta-feira (22) é dedicado à sensível situação do aumento do desemprego no mundo e no Brasil, de acordo com os últimos levantamentos que estão sendo divulgados pelos órgãos oficiais.

 

A situação no mundo, pelo relatório “Perspectiva Mundial de Empregos 2016”, lançado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), mostra que o desemprego global atingiu, em 2015, o total de 197,1 milhões de pessoas. Isto representa 27 milhões a mais desde 2008, quando começou a crise financeira nos Estados Unidos e Europa, principalmente.

 

O repórter Edgar Júnior, da Rádio ONU, em Nova York, apresenta os detalhes do relatório. Já a repórter Laura Gelbert, também da Rádio ONU, mostra o relatório “Indicadores-Chave do Mercado de Trabalho”, feito pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), cujo diretor-adjunto, Vinícius Pinheiro, fala o seguinte, no referente ao Brasil:

 

“O relatório traz informações bastante detalhadas sobre o mercado de trabalho brasileiro e mostra que, até 2019, as taxas de desemprego devem subir”.

 

Enquanto isto, a repórter Mariana Ceratti, do Banco Mundial, fala sobre o relatório “Sustentando Melhorias no Emprego e nos Salários no Brasil – Uma Agenda de Competências e Empregos”. Aponta, entre outras coisas, que no Brasil a geração de empregos piorou e os salários estão em queda.

 

Para completar este Em Conta, as repórteres Selma Dias, da TV Brasil, e Daniela Soares, da Agência Brasil, detalham os dados deste último levantamento feito pela Pesquisa Nacional por Amostras a Domicílio (PNAD), divulgando a séria situação do fechamento de um milhão e meio de vagas de trabalho, em 2015, aqui no Brasil.

 

Por fim, a repórter Nana Possa, da EBC no Rio, coloca as últimas informações da Fundação Getúlio Vargas sobre o nosso Produto Interno Bruto (PIB). A queda acumulada, no lugar de crescimento da produção de riquezas, em 2015, até novembro, foi de 3,2% negativos.

 

Já o Trocando em Miúdo, em sintonia com o Em Conta, fala hoje dos desocupados brasileiros que, segundo o IBGE, não conseguem mais arrumar emprego e, por isso, são classificados como massa desocupada.

 

Para ouvir o programa por inteiro, clique no player acima!

 

O Em Conta – A Economia Que Você Entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40, na Rádio Nacional da Amazônia, e de 10h40, na Rádio Nacional do Alto Solimões.

 

A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.

 

Continue participando: emconta@ebc.com.br

 

Ou direto com: ouvidoria@ebc.com.br

 

Obrigado pela sua boa companhia!



Criado em 22/01/2016 - 12:36 e atualizado em 22/01/2016 - 10:36