Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Quase 400 mil empresas têm até este dia 29 para acertar contas no Supersimples

Quem continuar inadimplente terá perdas grandes, alerta o vice

Primeiro o fato. Segundo os dados da Receita Federal, 396 mil micro e pequenas empresas, participantes do Supersimples, foram notificadas por estarem inadimplentes e o prazo para acertarem a situação termina nesta sexta-feira (29).

 

Por isso o convidado na Entrevista de Valor no Em Conta de hoje (28) é o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Luiz Fernando Nóbrega.  “Tem que correr, mas ainda dá tempo” - diz ele.

 

As empresas que estão inadimplentes são as que escolheram o sistema do Supersimples, que unifica oito impostos e, com isso, diminui a carga tributária, uma vez que o pagamento deixa de ser pelo chamado lucro presumido, seguido pelas outras empresas.

 

Para fazer a quitação a empresa pode usar o próprio site do Simples Nacional. Veja aqui. Daí, corrige os valores devidos pela taxa Selic, na base de 14,25% ao ano. Se resolver parcelar essa dívida, o mensal não pode ser inferior a R$300,00.

 


Quem continuar inadimplente será excluído do Supersimples e, pior ainda, ficam impedidas de pegar financiamento, não pode fazer qualquer negócio que envolva recursos públicos, e nem assinar convênios como operações de crédito ou incentivos fiscais.

 

Para escutar a entrevista por completo, para saber mais detalhes sobre a importância do Supersimples para as micro e pequenas empresas, clique no player acima.

 

O segundo assunto também pode ser ouvido depois da entrevista ou então direto no Trocando em Miúdo. Ouça aqui. Trata-se da Lei anticorrupção e a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria dando conta que 65% dos ouvidos atestam que a maior preocupação deles, no momento, é mesmo com o nível da corrupção no Brasil. Para saber detalhes da pesquisa da CNI, clique aqui.

 

Este Em Conta - a Economia que você entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões. A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.Participe pelo email: emconta@ebc.com.br 



Criado em 28/01/2016 - 12:04 e atualizado em 28/01/2016 - 13:39