Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ter conta no exterior não é crime, diz analista do Banco Central

Mas é preciso que a pessoa preste todas as informações para os órgãos

Qualquer pessoa pode ter conta, num banco, no estrangeiro, e ir mandando para lá o dinheiro, seja na forma de dólar ou euro, ou qualquer outra moeda. Mas para isto tem uns procedimentos que são tomados e informações que o cidadão precisa prestar, tanto aqui no Brasil quando lá no país onde a conta for aberta.

 

Esta é uma das partes da Entrevista de Valor com o analista financeiro do Banco Central, Eduardo Silva, que há pouco tempo participou, na Alemanha, de um encontro internacional de países que têm convênio entre si para evitar desvios nessas transações, como lavagem de dinheiro, e o financiamento de ações terroristas, roubos, tráfico de drogas e pessoas, entre outros ilícitos.

 

Além da questão legal, de um lado, de ter uma conta num banco no exterior, e do controle para que isto não seja usado em crimes, tem ainda a outra parte da conversa, que é o direito da pessoa ter o seu sigilo financeiro preservado pelos bancos que só em casos específicos, e quando solicitados, podem repassar as operações efetuadas por brasileiro lá no estrangeiro.

 

Para ouvir a entrevista por inteiro clique no player acima, lembrando que é de uso público.

 

Já o Trocando em Miúdo continua falando da situação de emprego em países da Europa que estão começando a sair da crise justamente através da abertura de vagas de trabalho. No caso de hoje (7), a prosa é sobre as mudanças na Espanha, que esperar criar neste ano 500 mil empregos, a maioria em áreas especializadas.  Ouça aqui.

 

 Este Em Conta – a Economia que você entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões.

 

A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz. Continue participando: emconta@ebc.com.br 



Criado em 07/01/2016 - 11:40 e atualizado em 07/01/2016 - 09:41