Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça os golpes do empréstimo online

Aprenda também a se defender de outros golpes contra os aposentados,

O Em Conta desta quinta-feira (3) se concentra em cima dos diversos tipos de golpes que costumam aumentar em tempos de crise econômica, pela qual estamos passando, que afeta principalmente o emprego, o crédito nos bancos e o pagamento de prestações em dia.

 

Na Entrevista de Valor, a convidada é a coordenadora institucional do Proteste, Maria Inês Dolci, que se concentra na série de golpes que estão acontecendo online, via internet ou e-mail, alcançando ainda os empréstimos pessoas fornecidos diretamente pelo telefone. Ela recomenda, nesses casos, apesar da aparente facilidade, que o consumidor fique muito atento:

"Ele tem que verificar junto ao Banco Central, pedir informações para defesa do consumidor, verificar se ele não tem muitas reclamações nos órgãos de defesa do consumidor e, principalmente, checar todas as informações que estão sendo passadas. O consumidor não deve contratar por telefone porque, geralmente, não tem as regras claras e o documento físico que vai comprovar o empréstimo. Por telefone é bem perigoso e a Proteste não recomenda."

 

Também neste Em Conta, no quadro Centavo a Centavo, a Andhrea Tavares mostra como é feito outro golpe muito comum, que é o do cartão clonado, em especial quando a pessoa usa um caixa eletrônico e o cartão trava lá dentro, quando aparece o golpista que precisa ser evitado de qualquer jeito.

 

O Trocando em Miúdo também bate na mesma tecla dos golpes que estão sendo mais praticados na praça. Inclusive, tem muita gente usando o telefone em nome de correspondentes bancários. De volta, a recomendação da Maria Inês Dolci, da Proteste:

"Sem dúvida, não contratar por telefone, por mensagens de email, não contratar sem conhecer onde ele está realmente fazendo o seu contrato de empréstimo. Lembrando que principalmente aposentados e pensionistas devem, caso necessitem, solicitar na instituição onde recebem seu benefício e não contratar fora dali. Porque existe ali o endividamento real de aposentados e pensionistas e que não deveria, por exemplo, ultrapassar 30% do salário que ele recebe para concessão de empréstimo."

 

Para ouvir o programa completo, que é de uso público, clique no player acima.

 

Este Em Conta – a Economia que você entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões. A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.

 

Continue participando: emconta@ebc.com.br



Boletos falsos de cobrança do IPVA: saiba como se prevenir do golpe

Criado em 03/03/2016 - 13:08 e atualizado em 03/03/2016 - 10:09