A última pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), e da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas mostra a situação dos consumidores endividados e dos inadimplentes, aqueles que deixaram de pagar suas dívidas.
Em função dos resultados da pesquisa, a Entrevista de Valor do Em Conta desta terça-feira (2) tem como convidada a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti. Ela explica os motivos, aconselha os endividados, e aponta caminhos para quem está na pior situação, ou seja, com o nome sujo e sem condições de sair dele.
De acordo com a pesquisa:
- 80% dos consumidores não sabem que estão endividados.
- 53,1 % dos brasileiros atrasaram ao menos uma conta no ano passado.
- 68,4% já ficaram com o nome sujo nos últimos 12 meses.
- 67,8% continuam com o nome sujo.
- 13% escondem das pessoas que estão nesta situação.
A Entrevista de Valor do Em Conta de hoje (2) convidou a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti para comentar o assunto, aconselhar os endividados e apontar soluções para quem está com nome sujo.
Uma das dicas da especialista é evitar a compra a prazo, principalmente se for no cartão de crédito, que tem juros mais altos. A pesquisa mostra que na hora o aperto, a primeira conta que o consumidor atrasa o pagamento é do cartão de crédito.
O professor Ricardo Escolá, especialista em finanças da Federação Brasileira de Bancos dá dicas de como usar o cartão de crédito para evitar dívidas.
Este Em Conta– a Economia que você entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões. A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.
Continue participando: emconta@ebc.com.br
Pesquisa revela queda no endividamento e aumento da inadimplência do consumidor