Para tirar as quase últimas dúvidas entre as mais de 100 que foram enviadas para o programa contamos com a ajuda do representante do Sindicato Nacional dos Analistas Tributários da Receita Federal do Brasil, Francisco Pinto.
Confira as perguntas e ouça os esclarecimentos:
Precatório
“Prezados. Gostaria que me ajudassem, pois estou com uma dúvida onde lançar recebimento de precatório federal, onde teve retenção na fonte e foi pago em uma única parcela.Grata.”
Cassia Renata
Compra de gado
“Comprei gado em janeiro de 2015. Dei no regime de parceria, para receber o capital e os lucros (50% do que render) em Dezembro 2016. Como faço pra declarar no IR 2016? P.S. não exerço atividade rural.”
Igor Monteiro
Esposa como dependente
“Na empresa onde trabalho tenho minha esposa como minha dependente do IR cadastrada. Gostaria de saber se por ela estar cadastrada na folha de pagamento como dependente do IR, sou obrigado a colocá-la como dependente na Declaração de Ajuste Anual 2016?”
Junior Petrini
Pensão
“A minha dúvida é a seguinte, eu recebo pensão de meu pai por ordem judicial e na declaração de meu pai ele declara esse valor em que item do programa eu coloco esse valor recebido de meu pai é essa a minha dúvida, se puder me ajuda lhe agradeço.”
Valdemir Mendes
Cônjuge estrangeiro
“Prezado. Prazer meu nome é Lucas, minha mãe é casada com um estrangeiro e ele não possui CPF. Ao clicar na opção cônjuge no programa da declaração é solicitado CPF. Como ela deve proceder nesse caso? Obs.: O marido dela não possui renda no Brasil. Atenciosamente.”
Lucas Mamede
Depósitos judiciais
“Tenho dúvidas. Tem um cliente meu que, em dezembro/2015, recebeu uma ação de Depósitos Judiciais. Sei que tenho que declarar em RRA mas onde? Em ajuste anual? Em exclusivo na fonte? Fico no aguardo.”
Patricia Belinazzi
Entenda ainda no quadro Trocando em Miúdo como corrigir declaração já entregue. Ouça aqui.
O Em Conta– a economia que você entende- vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das12h40, na Rádio Nacional da Amazônia, e das 10h40, na Rádio Nacional do Alto Solimões. A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.
Continue participando pelo e-mail: emconta@ebc.com.br