O brasileiro está mais preocupado com a beleza e aparência física. É o que garante uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC-Brasil) em parceria com a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL).
O Em Conta desta quarta-feira (6) repercute a pesquisa em entrevista com a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti. Ela avalia os resultados e as conclusões obtidas.
Segundo o estudo, sete em cada dez brasileiros consideram os investmentos em beleza uma necessidade. "Esses são gastos os quais não podemos abrir mão: água, luz, telefone, alimentação e incluem a beleza, pelo o que a pesquisa apontou", avalia a economista.
O levantamento ouviu 790 consumidores nos 26 estados da Federação e o Distrito Federal. Foram entrevistados homens e mulheres, maiores de 18 anos, pertencentes à todas as classes sociais.
Segundo a pesquisa:
- 62,7% se acham vaidosos e preocupados com a aparência;
- 65,7% dizem que cuidar da beleza não é luxo, é necessidade;
- 49,4% defendem que gastos com beleza é investimento;
- 74,8% falam que pessoas bem cuidadas aparentam ser profissionais melhores;
- 52,6% concordam que pessoas bonitas têm mais oportunidades na vida.
Confira aqui a pesquisa completa.
Ouça a entrevista no player acima.
Já na coluna Trocando em Miúdo, o destaque é para as mudanças tecnológicas na sociedade, com enfoque no aplicativo Uber. Ouça aqui.
O Em Conta– a economia que você entende- vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões. A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.
Continue participando pelo nosso e-mail: emconta@ebc.com.br
Nacional Jovem fala sobre vaidade masculina
Vaidade em excesso é o assunto do Bate-papo Ponto Com