Estamos às vésperas das eleições municipais. Este será o primeiro pleito com as novas regras que impedem, por exemplo, a doação por parte de empresas. O Em Conta desta quinta-feira (4) entrevista um especialista no assunto para esclarecer o que pode e o que não pode fazer e, neste caso, de quem é a responsabilidade.
O especialista em marketing eleitoral, Felipe Leite, é diretor da empresa Guest que, desde 2010 assessora candidatos nesta parte de doação para a campanha através da ferramenta, pela internet, chamada “Doação Eleitoral Legal”.
Felipe Leite explica que, se o doador for pessoa física, só poderá doar até 10% da sua renda declarada em 2015. Caso doe mais do que isso, a responsabilidade será sua e não a do candidato.
Outra dúvida respondida pelo especialista em cima das novas regras de doação eleitoral pela internet, neste ano, é quando o total de doações ficar acima do permitido pelo TSE para cada candidato, seja a prefeito ou vereador, porque depende de cada município.
Quer saber mais? Clique no player acima e escute a entrevista.
Se quiser escutar só o Trocando em Miúdo que também trata deste assunto eleitoral clique aqui.
O Em Conta– a economia que você entende- vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões. A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.
Continue participando pelo nosso e-mail: emconta@ebc.com.br
Obrigado pela boa companhia.
Eleições municipais 2016: saiba o que mudou com a minirreforma eleitoral
TRE AM oferece 556 vagas temporárias para atuar nas eleições