Com a proximidade das eleições municipais, que serão realizadas no domingo (2) em todo o Brasil, com exceção do Distrito Federal e Fernando de Noronha, o Em Conta se concentra na prestação de contas das doações realizadas nesta campanha. Com a nova legislação, a partir deste ano, as empresas ou pessoas jurídicas não podem mais doar. Além disso, a prestação de contas foi feita a cada 72 horas.
Na parte de doadores que recebem Bolsa Família, o relatório do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apurou que mais de 16 mil pessoas doaram R$16 milhões. Entre eles, há um caso que chamou mais atenção porque foi no valor de R$ 67 mil de uma só pessoa que está cadastrada no Programa Bolsa Família.
Para saber mais sobre o relatório do TSE clique aqui
Este Em Conta também repete uma entrevista com o especialista em marketing eleitoral, Felipe Leite, em que ele explica de quem é a responsabilidade no caso de doação irregular ou mesmo acima do limite que cada candidato pode recolher, dependendo da cidade e se é para prefeito ou vereador.
Para ouvir o programa, clique no player acima.
O Em Conta– a economia que você entende- vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões. A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.
Continue participando pelo e-mail: emconta@ebc.com.br
Acompanhe as eleições municipais 2016 pela Rádio Nacional