“Black Friday”, costume norte-americano de vendas com preços bem abaixo do normal, na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças, na última quinta-feira de novembro, começa a se firmar no comércio brasileiro, ainda que, com caraterísticas bem diferentes, tanto que costuma também ser chamado de “black fraude”.
O Em Conta se concentra então, neste programa, nos conselhos dados pelos especialistas na defesa do consumidor, inclusive entrevistando a coordenadora institucional da Proteste – Associação de Consumidores, Maria Inês Dolci, principalmente, nos casos de pessoas que estão sem condições de gastar e acabam usando até o cartão de crédito.
“Se a pessoa comprar com bom desconto (neste “black friday”) mas usar o cartão de crédito rotativo, em muitas prestações, vai acabar pagando muito mais do que o desconto dado”, alerta Maria Inês Dolci, citando as taxas de juros de 438% ao ano, fato inclusive divulgado pelo Banco Central, que não tem como fazer o controle.
Entre os conselhos para quem for comprar nesta “black friday” estão o de ter olhado, uma semana antes, pelo menos, o preço do que pretendia adquirir para comparar se houve, de fato, o grande desconto. Outro conselho, no caso de compra pela internet, é anotar bem o preço do frete final, que pode invalidar o desconto. Além disso, ter certeza da origem da empresa online.
Para ouvir este Em Conta do “Black Friday”, clique no player acima.
O Em Conta– a economia que você entende- vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões. A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.
http://radios.ebc.com.br/em-conta-economia-que-voce-entende-0