Os objetivos de desenvolvimento sustentável e desafios da urbanização na região amazônica, foram alguns dos temas de uma entrevista da Rádio ONU em Quito, Equador, com o governador do Estado do Pará, Simão Jatene. Para ele, o debate hoje não tem com excluir a questão ambiental e a desigualdade social.
Segundo Jatene, construir um padrão de desenvolvimento sustentável na Amazônia exige o que chamou de uma trípla revolução. "Uma revolução pelo conhecimento, que coloque o conhecimento e a inovação a serviço de uma outra forma de viver e de se relacionar com a natureza. Uma revolução pela produção, que retire o conceito de produção dos manuais de economia e o coloque no manual da vida. Se preservar florestas e rios na Amazônia é importante para a reprodução da vida no planeta, preservar é também uma forma de produzir. E finalmente a trípla revolução se completa com uma revolução por novas formas de gestão e governança."
Ouça íntegra da entrevista no player acima.
O Em Conta repete parte da entrevista com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Carlos Xavier, justamente sobre o trabalho feito para recuperar as áreas de floresta degradadas pela pecuária. Uma das soluções foi reflorestar com o plantio de cacau, tanto que a região é, atualmente, a segunda maior fornecedora do produto para a indústria mundial de chocolate.
Já o quadro Trocando em Miúdo, que pode ser ouvido, somente ele, clicando aqui, fala da economia reciclável que a prefeita de Paris está promovendo, com atitutes simples, na capital da França, que abrigou o último Encontro Mundial do Clima (COP-21). O repórter Lucas Pordeus Leon, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), também conta que, segundo a ONU, 2016 está sendo o ano mais quente da história e fala sobre as causas.
O Em Conta– a economia que você entende- vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões. A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.
Continue participando pelo nosso e-mail: emconta@ebc.com.br