O programa Em Conta desta sexta-feira (09) faz uma homenagem especial pelo Dia Internacional de Luta contra a Corrupção, criado pela ONU, em 2003, quando os países membros, inclusive o Brasil, assinaram a Convenção da ONU contra a Corrupção, dentro da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon lembra que a corrupção rouba US$ 2,6 trilhões no mundo, sendo US$ 1 trilhão somente de pagamento de propinas nos países em desenvolvimento. "A corrupção sufoca pessoas, comunidades, nações e destrói a economia e o desenvolvimento social, além de aumentar a pobreza", declara o secretário.
Para acessar a página especial da ONU na internet por este Dia Internacional de Luta contra a Corrupção, em espanhol, clique aqui.
O Em Conta também lembra a importância da figura do profissional de contabilidade no combate à corrupção que, no caso do Brasil, está adaptando as normas de contabilidade para o padrão internacional, válido tanto para empresas privadas quanto públicas.
Participam ainda deste Em Conta o diretor da Federação Nacional das Empresas de Contabilidade (Fenacon), Sergio Approbato Junior, o vice-presidente da Confederação Federal de Contabilidade (CFN), Zulmir Breda, e a professora na Faculdade de Direito da PUC-SP, Marcia Dinamarco.
Para ouvir todo este programa especial, clique no player acima.
O Em Conta– a economia que você entende- vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões. A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.
Três a cada quatro empresários defendem a reforma da Previdência Social